Normas para publicação

Normas de Publicação

 

 

A Plutarco – Revista de História e Humanidades publica artigos, resenhas e entrevistas relacionados, preferencialmente, à disciplina de História, mas também a outros campos do conhecimento, como a Geografia, a Filosofia, a Sociologia e a Crítica Literária.

Os textos devem ser originais, inéditos e escritos em português e espanhol. Não se aceitam textos que estejam em avaliação por outros periódicos ou que já tenham sido publicados em outro idioma.

As resenhas podem ser de livros publicados no Brasil nos dois anos anteriores, contados a partir da data de apresentação da resenha. Excepcionalmente poderão ser aceitas resenhas de obras publicadas há mais de dois anos, no caso de clássicos e obras de referência relevantes.

Os conteúdos expressos nos textos publicados pela Revista de História são de exclusiva responsabilidade de seus respectivos autores.

A Revista não cobra nenhum tipo de taxa para a publicação dos textos.

 

II – Especificações formais

Todas as propostas devem estar em editor de texto Microsoft Word ou compatível, com fonte Times New Roman tamanho 12 e espaço 1,5.

Os artigos podem ter entre 07 e 40 páginas. O título deve ser grafado em negrito e centralizado. Subtítulos de primeira ordem deverão ser grafados em negrito, os de segunda ordem em itálico e os de terceira ordem, se houve, em sublinhado.

O resumo deve apresentar no máximo 250 palavras, seguido de três palavras-chave separadas por ponto e vírgula (;). Solicita-se observar a NBR 6028/2003.

O título, o resumo e as palavras-chave devem ser apresentados em português (ou espanhol) e também em inglês.

As entrevistas seguirão as mesmas especificações dos artigos.

As resenhas podem ter entre 3 e 7 páginas.

Em todas as modalidades de texto (artigos, resenhas ou entrevistas), as notas e informações complementares devem ser colocadas no rodapé da página.

As obras citadas dêem constar da lista de Referências, ao final do trabalho.

Para as citações no documento solicita-se observar a NBR 10520/2002. Citações de até três linhas devem estar entre aspas e no corpo do texto. No caso de citações com mais de três linhas, estas devem ser apresentadas em fonte Times New Roman, tamanho 10, na linha seguinte, após recuo de 04 centímetros. Eventuais intervenções nas citações (introdução de termos, explicações e conectivos) devem ser colocadas entre colchetes, bem como as omissões de trechos da citação.

III – Avaliação de mérito, por pares

Desde que atendam às especificações formais relacionadas no item anterior, as propostas (artigos, resenhas e entrevistas) passarão por uma triagem inicial, feita pela Comissão Editorial.

Após a primeira triagem, os textos ingressam no processo de avaliação de mérito, quando são submetidos a dois pareceristas ad hoc (especialistas na área ou temas em questão, com título mínimo de mestre) designados pela Comissão Editorial, assegurando assim o sistema avaliativo de duplo cego.

Havendo pareceres conflitantes, recorrer-se-á a um terceiro parecerista ad hoc. Dessa apreciação, resultará a aprovação ou reprovação dos textos, assim como a solicitação para que o autor proceda às reformulações que atendam parcial ou integralmente às críticas e sugestões dos pareceristas. Caso ocorra o pedido de reformulação, o autor terá o prazo de 30 dias para apresentar uma nova versão do texto, que será novamente avaliada conforme o rito acima descrito.

IV – Conflitos de interesse e ética de pesquisa

Em caso de conflitos de interesse esta Revista poderá requerer nota e informações adicionais do autor, assim como o protocolo que atesta a observância dos procedimentos éticos exigidos para a pesquisa com seres humanos.

V – Conteúdo e Direitos

Convictos de que o acesso livre ao conhecimento é indispensável para a popularização da ciência e formação de uma sociedade mais crítica, esta revista oferece acesso livre e gratuito a seus conteúdos.

Ao publicar nesta Revista os autores concordam, automaticamente em ceder a ela os direitos de publicar o trabalho e o compartilhar sem fins lucrativos. Os autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.